Inep contrata empresa para verificar erros no Censo Escolar

Para evitar as fraudes e erros no Censo Escolar, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) reconheceu que não conseguia sozinho resolver o problema e decidiu contratar uma empresa especializada para mapear a situação em todo o país e apresentar soluções para que a autarquia, vinculada ao Ministério da Educação, resolva a questão.

“Serão verificados quais as dificuldades que as escolas têm. Não são só os números de matrículas que estão errados. Mas o porquê eles estão errados. Há falta de documentação nas escolas? Elas estão desorganizadas? Como o armazenamento dos dados está sendo feito? Tudo para deixar os dados do censo cada vez mais fidedignos”, explicou a coordenadora de controle de qualidade e indicadores da Educação Básica da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep, Carla Maria do Valle Castro. 
A coordenadora afirma que a decisão de contratar a empresa se baseou na recomendação do CGU (Controladoria Geral da União), que cobra, fiscaliza e faz auditorias nos órgãos que recebem verbas federais. A questão também envolve o fato de que quanto mais alunos em uma escola e, consequentemente em um município, maior pode ser a verba federal que uma unidade de ensino ou a localidade pode receber.

Entre os problemas já diagnosticados pelo Inep estão a matrícula de um mesmo aluno em diferentes escolas, um número maior de matrículas do que há, de fato, de estudantes. E para melhor entender as distorções dos números, as ações da empresa de consultoria serão feitas in loco.

A empresa designada para a tarefa foi a Datamétrica, de Recife (PE), cuja seleção foi realizada por meio de pregão eletrônico e, mesmo tendo ficado em segundo lugar, a empresa assinou o contrato após a desclassificação da primeira colocada por falta de requisitos técnicos, segundo a coordenadora do Inep.

A Datamétrica terá a missão de entregar até fevereiro do ano que vem um relatório com a amostra da pesquisa que será feita em 4.600 escolas escolhidas aleatoriamente, mas com a distribuição proporcional aos números de unidades públicas de ensino municipais e estaduais de todos os Estados e do Distrito Federal. No relatório, além do diagnóstico mais detalhado dos problemas, serão apresentadas sugestões ao Inep.

*A jornalista viajou a convite da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Camila Campanerut* Enviada do UOL Educação Em Mata de São João (BA)

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