Dicas Para Aprender Inglês Rápido

Se você chegou até aqui na esperança de encontrar 10 dicas para aprender inglês rápido, parabéns você encontrou. Porém, lembre-se estas 10 dicas dependem muito mais de você do que da leitura deste post. Ou seja, não existe uma fórmula mágica! É a sua determinação, motivação, vontade de aprender, etc que farão a diferença. Dito isto vamos às dicas!
  1. Tenha prazer em aprender inglês - Esta dica significa que você deve mesmo querer aprender inglês. Afinal, não adianta nada querer aprender por pura obrigação. Você deve encarar o seu aprendizado de inglês como diversão é não como algo que estão te empurrando goela abaixo.
  2. Saiba o motivo pelo qual você quer aprender inglês - É curioso ver como muitas pessoas simplesmente enfiam na cabeça que querem aprender inglês, mas não fazem a menor ideia da razão para isto. Claro que muitos dirão que é por causa do trabalho, da faculdade, da carreira profissional, do futuro, etc. E daí!? Tem algum outro motivo maior para isto!? Senso de realização, satisfação, possibilidade de ver o mundo através de outra língua, etc. O que você será capaz de fazer quando aprender inglês? Qual o motivo que leva você à ação [motivo + ação]?
  3. Estabeleça objetivos - Como tudo na vida, você precisa estabelecer um objetivo no seu aprendizado. Muitos dizem, "meu objetivo é aprender inglês". Eu digo que isto é muito vago! Aliás, este é o objetivo maior. Portanto, estabeleça micro-objetivos: 'aprender x sentenças por dia', 'aprender expressões voltadas para situação x até o final da semana', 'aprender x collocations com tal palavra por dia', 'escrever um texto sobre x assunto e verificá-lo 3 vezes ao longo da semana', 'fazer uma página do livro de gramática a cada dois dias', etc. Estes pequenos objetivos são na verdade os passos que ajudarão você a aprender inglês rápido.
  4. Estabeleça um horário para estudos - É muito melhor você estudar 30 minutos por dia, do que estudar 2 horas por semana. Portanto, faça um cronograma. Coloque nele o que você vai estudar e quanto tempo vai passar estudando. Se 30 minutos for muito, comece com 15 minutos. Associe um objetivo e determine quanto tempo vai precisar para se dedicar a ele.
  5. Leia ou repita textos em voz alta - Esta dica vale não apenas para textos, mas também para sentenças e itens lexicais. Se você em um momento de estudo aprender a expressão 'have you ever been to Bahia?' repita-a quantas vezes for necessário. Se tiver um CD com o áudio, toque-o quantas vezes for preciso. Repita, repita e repita! Isto ajudará a melhorar o seu vocabulário, a sua pronúncia e a sua capacidade de ouvir inglês.
  6. Use diferentes métodos de aprendizado - Leia! Escreva! Escute! Converse! Faça cópia de textos em inglês. Faça traduções de textos pequenos do inglês para o português! Volte a escrever o texto em inglês baseando-se em sua tradução! Compare os textos e veja o que há de diferente! Faça desenhos no seu caderno! Troque informações via internet com pessoas que estão aprendendo inglês também! Enfim, diversifique! Veja como você gosta de aprender e experimente com técnicas que te ensinarem.
  7. Não tenho medo de falar inglês - Já viu algum estrangeiro tentando falar português? Já percebeu como eles falam 'uma carro', 'mulher bonito', 'um cidade interessante'? Enfim, notou como eles falam sem a preocupação de estarem falando tudo certo ou não!? Então! Faça o mesmo! Procure expressar as suas ideias sem medo de ser feliz! Faça perguntas! Crie! Reformule! Repita! Expresse-se! Coloque a boca no trombone! faça uso do que você sabe!
  8. Envolva-se com a língua inglesa - Esta dica também pode ser chamada de 'cerque-se com o inglês'. Ou seja, seu celular está em inglês ou português? Sua televisão!? Seu computador!? Com que frequência você escuta músicas em inglês e tenta cantarolar suas canções favoritas? Na internet você lê textos em inglês? Pelo menos tenta ler!? Você procurar escrever recados para você mesmo em inglês!? Você ao menos tenta!? Você faz anotações em inglês quando está na aula seja na escola ou na faculdade!? Bate papo via Messenger, Skype, Gtalk em inglês com as pessoas que também estudam inglês!? Enfim, torne a língua inglesa parte da sua vida!
  9. Use tudo a seu favor - Você tem um dicionário!? Você compra livros com dicas de inglês? Você aproveita os sites de notícias como BBC, CNN, The Times, etc? Você tem uma gramática com atividades e respostas? Você usa o CD de áudio do seu curso de inglês? Você usa o CD-ROM do seu material de inglês? Você entra na área exclusiva de alunos no site do seu curso de inglês? Você entra em fóruns e participa ativamente com dúvidas e dicas para ajudar os participantes? Coloque tudo isto a seu favor e veja como a coisa deixa de ser tão complicada.
  10. Não desista - A maioria das pessoas perdem a oportunidade de aprender inglês e ver o progresso que estão fazendo porque desistem cedo demais. O curioso é que sempre atribuem a culpa a fatores externos: trabalho, filhos, viagem, falta de tempo, etc. Se este for seu caso, estas dicas não servirão para nada! Afinal, você vai desistir mesmo! Espero que não seja o seu caso. Logo, não desista! Mantenha-se firme neste propósito!
Estas são as 10 dicas básicas para você aprender inglês rápido. Na verdade são mais do que 10, pois como você percebeu dentro de cada dica há muitas outras dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário