Tecnologia, desperdícios e bobagens

O governo federal anuncia que vai distribuir um tablet para cada professor de ensino médio da rede pública. As escolas privadas incluíram o aparelho como material escolar obrigatório. Tudo isso soa a modernidade e eficiência. Será mesmo?

Como os leitores desta coluna sabem, aprecio o uso da tecnologia para ajudar a vida das pessoas e tento divulgar o que existe de novo em educação. Tendo, em geral, a olhar positivamente. Mas a distribuição de tablets é interessante, mas está longe de me entusiasmar.

Receio inclusive desperdícios --o que, aliás, como mostram inúmeras pesquisas, é o que ocorre no Brasil. É algo que também se vê em países desenvolvidos, onde não se consegue provar cientificamente a relação entre os computadores e o desempenho dos alunos. Perde-se dinheiro público e privado com bobagens pedagógicas.

Não estou dizendo para deixar as invenções de lado, mas apenas enfatizo o óbvio: que faz uma educação de qualidade é um professor que saiba fazer a gestão da curiosidade, seduzindo o aluno, fazendo-o traduzir criativamente o mundo.

Fonte - Folha.com

Um comentário:

  1. Eu gostaria muito que o governo me disponibilizasse um tablet. Acredito que saberia aproveita-lo para melhorar minhas práticas educativas, mas para as ideias que eu tenho só funcionaria se todos os alunos também tivessem um. Ah! e claro: internet! Na minha escola, pelo menos,acredito que essa proposta esbarraria em 2 problemas:
    1o: a maioria dos professores de lá mal sabem usar o DVD, quanto menos um tablet. Precisaria haver um treinamento inclusive para nos ensinar a usar o aparelho como recurso pedagógico.
    2o: todo, repito, todos os alunos tem celulares mega tecnológicos com acesso a internet e tudo mais, mas isso nunca foi vantagem, muito pelo contrári, a garotada só lembra de celular, computador e internet para fuçar em facebook, ouvir música, brincar em joguinhos.
    escrevi um texto sobre isso no meu blog.

    http://blogdadonarita.blogspot.com.br/

    participe para que possamos trocar ideias.
    feliz natal.

    ResponderExcluir